quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONAE na escola


Conforme discussões da Comunidade Escolar E.E.B. Prof. Mansueto Boff, analisando o Eixo II Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos e Eixo III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, realizamos apontamentos, sugestões e críticas sobre as proposições e estratégias apresentadas pelo CONAE 2014. Além da Direção, Assistentes Técnico-Pedagógico, Professores e Pais de Alunos, representantes do Grêmio Estudantil também estiveram presentes nas discussões, além de representantes do Conselho Deliberativo Escolar.
As discussões aconteceram em um primeiro momento em grupos menores e após, estes apresentaram suas colocações ao grande grupo sobre o documento, que serão compiladas em um relatório das principais reflexões. Dentre elas, citamos com destaque do grupo que as estratégias precisam realmente ocorrer na prática, pois são todas de muita relevância para a educação, mas para quem tem o convívio diário nas Unidades Escolares percebe que em sua maioria não são efetivadas na prática.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Performance do texto "Nascimento da Arte"

As turmas 31, 32, 33 e 34 foram divididas em grupos para trabalhar com sonoplastia, cenário, personagens e painel que retratou diferentes obras de artes e autores.
 
Este trabalho foi realizado nas aulas de Artes sob a coordenação da professora Luciana.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO CATE A SUA LATA

Em Março deste ano, aconteceu o lançamento do Projeto com todas as turmas do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O Projeto Cate a sua Lata é um incentivo para trabalharmos a reciclagem com os alunos em nossa escola. Buscamos fazer um trabalho de conscientização entre os alunos e suas famílias. 
Na escola, trabalharemos o Projeto Cate a sua Lata, com uma campanha de arrecadação de latinhas, as quais serão vendidas para a reciclagem e o valor arrecadado, ao longo do ano, será revertido para os próprios alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em programações culturais e datas comemorativas como, por exemplo, o dia da criança. Ao final do ano haverá um Reconhecimento pela Dedicação ao  Projeto: os alunos que mais coletarem latas durante o ano, serão reconhecidos por sua dedicação e empenho no Projeto.

Benefícios em reciclar:
  • Economia energia
  • Redução da poluição
  • Geração de emprego
  • Melhoria da limpeza e higiene da cidade
  • Diminuição do lixo nos aterros e lixões
  • Diminuição da extração de recursos naturais
  • Menor redução de florestas nativas
  • Econômicos
  • Fonte de renda para diversos tipos de mão-de-obra
  • Injeção de recursos na economia local
  • Grandes investimentos não são necessários
Benefícios Sociais
  • Diminuição da quantidade de lixo nos aterros sanitários
  • O meio ambiente é menos agredido
  • Colaboração com o crescimento da consciência ecológica
  • Estímulo da reciclagem de outros materiais
  • Áreas carentes são beneficiadas com o aumento de renda
 Dados sobre a reciclagem
  • Uma latinha de alumínio pesa apenas 14,5 gramas.
  • 67 latinhas de alumínio correspondem a 1 kg.
  • Cada 1.000 kg de alumínio reciclado significa 5 mil kg de minério bruto (bauxita) poupados.
  • O Brasil possui uma das três maiores reservas de bauxita do mundo.
  • Para reciclar o alumínio são gastos apenas 5% da energia utilizada na extração, ou seja, uma economia suficiente para manter iluminadas 48 residências.
  • Todo o processo de reciclagem do alumínio no Brasil envolve mais de 2 mil empresas.
  • No Brasil são consumidas 51 latas de alumínio por habitante por ano, enquanto nos Estados Unidos esse número chega a 375 latas por habitante.
  • Uma lata de alumínio demora mais de 100 anos para se decompor na natureza.


5ª tarefa da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor: “O frio é de arrepiar, então doe o que alguém possa usar!"

Desafio: Sua equipe deverá trazer no mínimo 10 peças de roupas (em condições de uso) para ter tarefa cumprida e garantir 100 pontos até o dia 28 de junho;
  • Caso sua equipe traga 20 peças de roupas (em condições de uso) terá uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA de mais 100 pontos;
“Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, mas, sim, que tenham prazer de ajudar o outro.”
Oscar Niemayer

4ª tarefa da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor: O uso do uniforme nos identifica e valoriza a escola na qual você estuda!

Desafio: Sua equipe deverá vir diariamente com o uniforme escolar.
·Quando ocorrer reunião das equipes e esta estiver toda uniformizada terá uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA de 10 pontos/reunião.
·A equipe que trouxer camisetas do uniforme usadas e em condições de uso - que não sirvam mais - poderão doar na direção valendo uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA de 5 pontos/camiseta.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

3ª tarefa da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor: Incentivar a participação dos pais/responsáveis

3ª tarefa: O aluno cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional.
Desafio: Trazer seus pais/responsáveis para os eventos escolares.
1º evento: Trazer no mínimo 8 pais ou responsáveis para a Assembleia de Pais - dia 26 de março, nesta Unidade Escolar. Para tanto, é muito importante que você diga o nome da sua equipe para que seu responsável ao assinar coloque o nome do(s) filho(s) e da equipe.
·Caso sua equipe tenha o número mínimo de 8 participantes, terá tarefa cumprida – 100 pontos;
·Equipe que tiver todos os responsáveis presentes terá uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA – 50 pontos;

Na assembleia de pais, as equipes Teen Cooperation e Los Cooperadores conseguiram 100 pontos já que tiveram  respectivamente 9 e 10 pais/responsáveis presentes.                      

Nos próximos eventos que a escola promover que envolve a participação dos pais/responsáveis, esta tarefa estará valendo com a mesma pontuação.

2ª tarefa da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor: Cooperando com o meio ambiente


Desafio: Cada equipe deverá trazer no mínimo 100 latinhas amassadas/mês para contribuir com o Projeto Cate a sua lata.
·Equipe que trouxer no mínimo 100 latas/mês até dia 1 de dezembro de 2013 terá tarefa cumprida – 100 pontos/mês.
· 50 latas/mês: tarefa parcialmente cumprida – 50 pontos/mês.
· Se a equipe trouxer 200 latinhas/mês terá uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA de 50 pontos/mês;
Lembre-se: Cada quilo de alumínio reciclado corresponde a cerca de cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) poupados. A reciclagem da lata representa ainda uma enorme economia de energia: para se reciclar uma tonelada de alumínio gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário. A reciclagem assegura ainda a preservação das riquezas naturais, destacando que o alumínio demora mais de cem anos para se decompor, se não for reciclado. (Adaptado de http://www.alcoa.com/)

Também vamos contribuir com o Projeto Mobilidade Humana! Os lacres devem ser separados e entregues na direção.
O ato de coletar os lacres de latinhas de alumínio pode ser considerado uma ação simples, porém de grande importância, pois além de ser sustentável pela reutilização do alumínio, tem caráter social, visto que reverterá na obtenção de cadeiras de rodas. Todos que quiserem participar e colaborar com o Rotary Club Concórdia podem fazê-lo recolhendo os lacres e depositando nas garrafas PET`s personalizadas que estarão distribuídas em diversos locais da cidade de Concórdia. É importante lembrar que são necessárias 80 garrafas PET’s cheias, aproximadamente 65 kg, para trocar por uma cadeira de rodas, e cada cadeira conseguida será entregue diretamente à pessoa necessitada, com ampla divulgação e de forma pública, para que todos tenham ciência dos resultados da campanha. Além de auxiliar quem necessita de uma cadeira de rodas, o projeto Mobilidade Humana auxiliará, também, o meio ambiente, uma vez que todos os lacres recolhidos irão para reciclagem.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Uma maneira criativa e inteligente de estudar os rumos da sociedade ao longo dos anos

No início da civilização, os povos eram nômades - a natureza oferecia o necessário para a sobrevivência, ou seja, era adequar-se a natureza para viver do que ela oferecia. Porém, aconteceram várias transformações - Trabalho Escravo, Feudalismo, Estado Moderno, Absolutismo, Estado Liberal, Estados Nacionais e transição do Estado Neoliberal. Neste sentido, os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio realizaram diferentes trabalhos retratando as mudanças econômicas, sociais e políticas ao longo da história humana através de histórias em quadrinhos, charges, críticas e desenhos associados a linguagem escrita.
Este trabalho foi realizado sob a orientação do professor Edemilson nas disciplinas de Sociologia e Filosofia.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

1ª tarefa da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor: Cooperando com a vida

Desafio: Sua equipe deverá conseguir no mínimo 10 (dez) doadores de sangue até o dia 1 de dezembro de 2013.
Quando o doador for até o Banco de Sangue deverá identificar o nome da equipe que está representando;
Se alguém quiser doar e tiver 16 ou 17 anos é necessário levar uma autorização assinada pelo responsável e um documento de identificação deste;
O horário de coleta é: Manhã: 2ª à 6ª feira das 07:30 às 11 horas;  Tarde: 2ª a 5ª feira das 13 às 16 horas. O Banco de Sangue está localizado no andar superior ao Serviço de Emergência do Hospital, em frente ao Edifício das Clínicas. Telefone: 3444-6106;

A equipe que conseguir no mínimo dez doadores registrados no Banco de Sangue terá tarefa cumprida (100 pontos);
A equipe que tiver menos de dez doadores terá tarefa parcialmente cumprida seguindo estes critérios: 1 doador-10 pontos; 2 doadores-20 pontos; 3 doadores-30 pontos; 4 doadores-40 pontos; 5 doadores-50 pontos; 6 doadores-60 pontos; 7 doadores-70 pontos; 8 doadores-80 pontos; 9 doadores-90 pontos.
A equipe que não tiver nenhum doador – tarefa não cumprida
  A equipe que conseguir mais doadores terá uma BONIFICAÇÃO PELA DEDICAÇÃO PRESTADA NA TAREFA – para cada doador a mais dos 10 – 20 pontos;
 Lembre-se: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Segundo o médico Draúzio Varella “ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável. Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.”

Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor - II Edição já está movimentando os alunos

Não podemos mudar o mundo! Mas podemos lutar sempre por um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário...
Um mundo de paz e harmonia.

A primeira edição da Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor em 2012 foi um sucesso! 
Neste ano,  as assistentes técnico pedagógico Elisângela e Patrícia lançaram a gincana no mês de março após sensibilização com todas as turmas com vídeos, dados e mensagens.

As turmas foram agrupadas integrando todos os segmentos da escola para formar suas equipes.
Após a sensibilização, as equipes se reuniram para escolher o nome e o líder da equipe, além de organizar as primeiras tarefas.
São 38 equipes inscritas.






terça-feira, 9 de abril de 2013

AMIGO ANJO - Mais uma ação do Programa Cooperjovem

  “Para andar sobre os trilhos sem cair, é necessário o abraço, o estar lado a lado com o companheiro, as mãos dadas para não haver tropeços”.
Na semana que antecedeu a Páscoa, todos os alunos do 6º ano à 8ª série do Ensino Fundamental participaram da dinâmica Amigo Anjo. Cada aluno sorteou um colega e passou a trabalhar como anjo. A cada dia os alunos tinham que cumprir uma missão para o seu Amigo Anjo, cuidando dele diariamente: entregar uma oração, escrever uma mensagem, um abraço, fazer uma gentileza, entregar uma flor, “porque quando as palavras fogem, as flores falam”. Todas essas missões foram cumpridas num processo em que prevaleceu o segredo sobre a identidade do amigo (que só seria revelada na culminância do evento), com uma espécie de correio secreto. A revelação do Amigo Anjo aconteceu com a entrega de um doce e um cartão em forma de asa, a qual foi fixada num painel no fundo da sala, formando as asas de um grande anjo.

TEM GENTE QUE É ANJO!
“Tem gente que é anjo.
Fica passarinhando com
as asas longas e claras.
É fácil identificar um anjo:
Primeiro, o sorriso está sempre estampado no rosto;
Depois a fé – não balança nem com terremoto;
E também tem o abraço – Anjo abraça com o coração,
não com os braços”.
Este trabalho foi orientado pela professora Jussara e assistente Elisângela.

Aluna tem trabalho classificado no 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas - etapa estadual

Na quinta-feira dia 04 de abril os Correios divulgaram o resultado do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas 2013, etapa estadual em que nossa aluna Camila da Silva Levandovski, da 8ª série, turma 802, classificou-se em segundo lugar no nosso Estado. O trabalho foi orientado pela Professora de Ciências e Matemática Jussara Maria de Matos. O tema escolhido para este ano foi “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso.”
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
O Concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos” da Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivos esses que o Brasil aderiu junto à ONU. Para a Professora Jussara, além do incentivo à educação, o Concurso promove o incentivo à leitura e produção textual, agregando conhecimentos científicos.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Escola de Educação Básica Professor Mansueto Boff classifica-se entre as três melhores cartas do estado, tendo como participação em edições anteriores, da Professora de Língua Portuguesa Helena Boff Zorzetto, que também classificou-se em 1º e 3º lugares no estado.
A entrega da premiação - câmera digital para a aluna e uma impressora multifuncional para a escola acontecerá no mês de maio em solenidade, com a presença do diretor regional dos Correios de Santa Catarina.

Segue a Carta:

12 de março de 2013
Cara Marina Silva,
Como tem passado? Estou lhe enviando esta carta para falar a respeito de um bem muito precioso para a nossa vida e de todo o Planeta Terra, a Água. Sabe, aquela água que cai da cachoeira, percorre rios e mananciais, para depois voltar em forma de chuva e se anunciar nos telhados.  Água que é a fonte da vida... Um bem valioso, puro, límpido e essencial para a existência de todas as espécies.
Cara amiga, a Terra é considerada o Planeta Azul, pois os primeiros astronautas que a viram do espaço perceberam que a maior parte dela é composta por água. Contudo, de toda essa água, 99% dela está nos mares e oceanos e apenas 1% nos rios e lagos, ou seja, somente 1% desta água é própria para o consumo.
Há alguns dias, li em um jornal que dados comprovam que por volta de 2025, 23 países estarão sofrendo com a escassez de água, mas sabemos que vários países, nos dias de hoje, já sofrem com este problema. A falta de água causou muitas guerras no passado e irá causar mais guerras ainda no futuro, se nada for feito.
O Brasil tem o privilégio de ter um grande reservatório de água: o Aquífero Guarani, porém mesmo sabendo disso, não quer dizer que podemos utilizá-la de maneira errada, porque se a sua retirada não for cuidadosamente planejada, em pouco tempo a água potável será insuficiente para o abastecimento do nosso país.
Marina, como você sabe, haja vista o seu engajamento em favor do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza, desde 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 22 de março como o Dia Internacional da Água, para que nesta data em especial, possamos refletir sobre este recurso tão precioso, pois sem água não somos nada e não podemos desperdiçá-la. Como diz a Carta Europeia da Água de 1968, “A água não tem fronteiras, é um bem comum       que impõe uma cooperação internacional”.
Muitas pessoas, ainda, não têm consciência de que este bem é precioso e pode sim acabar. Aqui onde moro, aos poucos está ocorrendo uma conscientização da população, em relação à preservação da água. A quantidade de água potável não é a mesma de anos atrás, quando as nascentes eram vistas em quase todas as propriedades rurais da região, a água que corria por elas era tão pura que podia ser bebida ali mesmo, com as mãos em forma de conchinha. Essa mesma água, que depois caía em forma de chuva sem nenhum tipo de poluição, bem como aquela que saía de nossas torneiras, não precisavam passar por tantos processos para se livrar das impurezas.
Devemos ter uma grande preocupação, você pode ter certeza que nossos filhos e netos sofrerão com a escassez de água se nenhuma providência for tomada. Aqui, em minha cidade, o que mais tem prejudicado a água dos rios são os dejetos de suínos, de aves e resíduos da pecuária que ainda são lançados nas águas sem nenhuma preocupação. Além, dos esgotos e lixos domiciliares que são jogados em lugares inadequados, como é feito no Rio dos Queimados que corta o nosso município. Para tentar criar uma rede de conscientização, o governo Brasileiro criou a lei de número 9.433,  chamada  de Lei das Águas, que defende a preservação dos rios.
A água é essencial e insubstituível para assegurar a continuação da vida, cada gotinha tem uma preciosidade imensa. É preciso cuidar dessa fonte originária de tudo. Pense, minha querida amiga, em todas as maravilhas que ela silenciosamente nos proporciona, como as cores radiantes do arco-íris enquanto atravessam pequenas gotículas  que pairam na atmosfera. Quando lhe falo deste bem precioso, lhe falo de vida, porque a vida em si é tão fantástica quanto a água.
Saudações e um forte abraço,
Cláudia da Silva (nome fictício)                               


Parabéns pela conquista!

Programa Cooperjovem promove palestra sobre valores

A psicóloga Tainara Nesi trabalhou com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio em dois momentos distintos e em ambos os turnos.
Abordou diferentes temas como comportamento/regras, pontualidade, responsabilidade, a importância da troca de experiências e da capacidade de expressão, de diferentes aprendizagens, da família, ter atitudes, valores, respeitar as diferenças e ter postura ética nos diferentes espaços sociais.
Falou sobre questões atuais: geração Y, era tecnológica, adolescentes ansiosos, relacionamentos superficiais, dificuldades de construir identidade e ao mesmo tempo, facilidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo.
Destacou que a autoestima é imprescindível  para dizer não, ou seja, ter um comportamento de cuidado.
Este trabalho aconteceu devido parceria com o Programa Cooperjovem e organização da coordenadora Gracieli da Copérdia.
 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alunos simulam júri e trabalham a linguagem escrita e oral nas aulas de Língua Portuguesa

O trabalho de Língua Portuguesa orientado pela professora Daiane teve início em fevereiro e foi concluído em março. Foi realizado com as turmas 33 e 34, e envolveu a leitura do artigo “Nada é por acaso”, de Lenio Streck, quando se realizou a leitura, discussão e análise lingüística do texto. Logo após, simulou-se um júri envolvendo a  tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013. 
Dessa forma,  os alunos representaram os personagens desse fato: as vítimas, os acusados, sendo que ambos os grupos estavam acompanhados por advogados de defesa,  bem  como o juiz  e o promotor. O júri teve a duração de 2 aulas, quando houve o depoimento por parte das vítimas, dos acusados, e a defesa pelos respectivos advogados.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mas Páscoa não é apenas chocolates...

Os alunos dos Terceirões e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental tiveram o encerramento das atividades de Páscoa no dia 27 de março no período vespertino e no dia 28 de março no turno matutino. Os alunos assistiram um vídeo da Turma da Mônica sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, além da história de Páscoa contada pelas crianças.

Assembleia de Pais e Palestra com Major Vargas

No dia 26 de março aconteceu a Assembleia de Pais onde foram repassadas as metas/objetivos/projetos para 2013, as principais normas da escola e a prestação de contas 2012.

O Major Vargas falou sobre a importância da participação familiar, sobre limites, valores e princípios.
Também aconteceu a homenagem para a professora Eliane Tessmann Roncaglio pelos 30 anos de magistério.