terça-feira, 12 de junho de 2012

Cooperando com o Meio Ambiente


Na última semana, os alunos das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental participaram de uma palestra com o Sr. Levino, Sra. Marisa, além do Fritz e do Toni – profissionais da Embrapa – que através do Programa Cooperjovem - trabalharam sobre as questões ambientais.
Sabemos que é necessário refletir sobre situações que afetam diretamente o espaço escolar e o meio em que os alunos vivem. A escola precisa cumprir com sua função social e isso passa pela conscientização frente aos problemas ambientais, pois esta é uma questão de cidadania. Os temas ambientais estão cada vez mais em evidência, contudo, poucas mudanças de comportamento são percebidas. Segundo Vizentin e Franco (2009) constatou-se, nas últimas décadas, a importância de discussões sobre responsabilidades humanas para o bem-estar e desenvolvimento sustentável para reverter a crise socioambiental. Por isso, sabemos que cada educando pode mudar seus hábitos e adotar práticas conscientes de consumo, racionalizando e evitando o desperdício dos recursos naturais, principalmente da água, bem valioso e essencial para a vida.
Este trabalho aconteceu devido parceria do Programa Cooperjovem com a Copérdia. Estiveram presentes o vice-presidente da Copérdia, Sr. Ademar e a Sra. Graciele – Coordenadora do Programa Cooperjovem.





A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. (Desafio para o Futuro - Trecho da Carta da Terra)

Referências
Carta da Terra. Disponível em Acesso em 28 de Nov. 2011.VIZENTIN, Caroline Rauch; FRANCO, Rosemary Carla. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientifico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. – Curitiba: Base Editorial, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário