terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gincana Recreativa

O ano de 2012 foi declarado pela ONU como o Ano do Cooperativismo, tendo como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O projeto Gincana Cooperativa“Por um Mundo Melhor” – ação do Programa Cooperjovem aconteceu devido o 5ºprincípio do cooperativismo - Educação, formação e informação, com o objetivo de disseminar os ideais cooperativistas, integrando toda a comunidade escolar através de ações cooperativas e recreativas, do trabalho em equipe e da solidariedade para a construção de um mundo melhor.
Aceitando o desafio e participando da gincana, colocamos o 1º princípio do cooperativismo em prática: Adesão voluntária e livre. As equipes também puderam colocar em prática o 2º princípio do cooperativismo: Gestão democrática, bem como o 4º principio: Autonomia e independência realizando as tarefas com responsabilidade e trabalhando em conjunto - Intercooperação (6º principio do cooperativismo). É importante lembrar que as tarefas da gincana focaram o 7º princípio do cooperativismo - Interesse pela comunidade.
Participaram 46 equipes, mobilizando diretamente 700 pessoas, incluindo alunos, pais, professores e funcionários da Copérdia -parceira do Programa Cooperjovem. Indiretamente, participaram e foram beneficiadas muitas pessoas da comunidade em geral.
Foram realizados os jogos recreativos cooperativos com as equipes. As equipes foram subdivididas para facilitar o trabalho e organização, oportunizando tempo e espaço para que todos vivenciassem as brincadeiras e compreendessem o real significado da cooperação. Ao término da gincana recreativa cooperativa cada aluno recebeu um copo com caneta, lápis, borracha e apontador.
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário