terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro acontece de dois em dois anos e em 2012 está em sua 3ª edição. Neste ano a Escola de Educação Básica Professor Mansueto Boff se inscreveu nas quatro categorias: Poema 5º e 6º ano, Memórias Literárias 7ª série, Crônica 8ª série e 1ª série do Ensino Médio, Artigo de Opinião 2ª e 3ª série do Ensino Médio. As oficinas foram realizadas seguindo uma sequência didática elaborada pela Comissão Organizadora da Olimpíada, com possibilidades de ampliar o conteúdo trabalhado.
Para a professora de Língua Portuguesa Helena Boff Zorzetto, que desenvolveu a Olimpíada em sala de aula, trabalhar com o gênero poema é fascinante, pois ele comunica a emoção humana, aflora o sentimento, desperta o senso da beleza e da humanidade. Com essa certeza, iniciou a Olimpíada de Língua Portuguesa, gênero poema, com o intuito de contribuir para que os alunos escrevam textos cada vez melhores e ampliem o domínio da escrita. Além de conhecer o gênero estudado e saber se expressar sobre ele.
O tema da Olimpíada “O Lugar onde vivo” possibilitou escrever sobre a comunidade onde se vive e estimular novas leituras, pesquisas, estudos, proporcionando um novo olhar sobre a realidade na expectativa de transformação social. Os alunos resgataram a história para aprofundar o conhecimento da sua realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania e passar a ver o lugar onde vivem de um jeito novo, diferente.
O aluno João Arthur Pagotto Salvi do 6º ano escreveu o poema “Encantos Além da Minha Janela”, foi classificado em nível municipal, estadual e na semana de 20 a 22 de novembro, esteve na cidade de Fortaleza/CE, juntamente com a professora Helena Boff Zorzetto, representando Santa Catarina. Participou de oficinas com o objetivo de aprimorar suas produções e também, escrever novos poemas. Sendo que nesta etapa obteve classificação para a fase nacional, que aconteceu nos dias 09 e 10 de Dezembro/2012 em Brasília.
Conforme relato da professora Helena, os alunos passaram a ver o lugar onde vivem de um jeito novo, diferente, carregado de belezas e encantos, começaram olhar com o coração. Acreditamos que por meio da educação podemos transformar a sociedade, pois ela gera o novo, a mudança indispensável à formação humana. Com o auxílio das atividades diárias é preciso penetrar na alma humana, desenvolver a sensibilidade, a inspiração, que encanta o que é sublime e belo!
Com o desenvolvimento das atividades referentes à Olimpíada, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer textos de diferentes autores, de diferentes épocas, poemas consagrados da Literatura Brasileira, para ampliar seu conhecimento, haja vista que são muitos os desafios para despertar nas crianças e jovens o gosto pela leitura e escrita.
A arte da poesia comove, desperta sentimentos, nos torna mais compreensivos e humanos, abertos à natureza, à sociedade e a nós mesmos. O poema tem magia, riqueza. Talvez, essa seja a solução para muitos problemas humanos, a literatura será sempre um passaporte do homem em sua caminhada pela terra na busca da felicidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário